top of page

Políticas públicas, gênero e raça

 

Ementa

Os processos históricos de surgimento e naturalização do tratamento desigual justificado pelas diferenças raciais e de gênero. Divisão sexual do trabalho, trabalho doméstico e reprodução social no capitalismo. Feminismo: teoria, história, debates e dilemas estratégicos na contemporaneidade. O movimento das mulheres negras no Brasil. A transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. Condição social das mulheres na contemporaneidade e políticas públicas. Violência contra mulher e a Lei Maria da Penha: atualidade e desafios.

 

 

Bibliografia básica

CISNE, Mirla; GURGEL, Telma. Feminismo, Estado e Políticas Públicas: desafios em tempos neoliberais para a autonomia das mulheres. In: Revista Ser social. Vol. 10, nº 22. Brasília, 2008.

POUGY, Lilia Guimarães. Desafios políticos em tempos de Lei Maria da Penha. In: Rev. Katálisis. Florianópolis, v. 13 n. 1 p. 76-85 jan./jun. 2010.

WERNECK, Jurema. Mulheres negras brasileiras e os resultados de Durban. In. Caminhos Convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Organizadoras: Marilene de Paula e Rosana Heringer. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009.

 

Bibliografia complementar

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA Empreendimentos Sociais; TAKANO Cidadania (Orgs.). Racismos contemporâneos. Rio de janeiro; Takano Editora, 2003.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. 1ª ed. São Paulo: Ed. Moderna. 1987.

bottom of page